Queijo da Região do Serro

Instagram : @Queijodaregiaodoserro

Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS), detentora da Indicação Geográfica de Procedência do Queijo Minas Artesanal do Serro.

São chamados de Queijo do Serro, os queijos produzidos nos 11 municípios que compõe a região (Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro) e que seguem a tradição local de mais de 3 séculos.

Devido à esse reconhecimento e valorização, o Queijo do Serro passou por uma grande evolução nesses últimos anos… até pouco tempo atrás, só era possível encontrar Queijos do Serro frescos, com coloração branco amarelada, sem mofos e pouco maturado… No entanto, nesses últimos 2 anos, os produtores investiram tempo e estudo e com isso surgiram queijos mais maturados, com fungos, ácaros e mofos diferentes, uma verdadeira revolução!

O sabor de um Queijo do Serro “da velha guarda”, digamos assim, é carregado de frescor e acidez… Já nessa nova leva de Queijos do Serro, podemos encontrar sabores mais complexos e intensos, alguns têm notas de cogumelos, outros de defumado, uns mais picantes outros mais salgados… mas em quase todos eles ainda é possível encontrar aquela acidez característica da região.

O bacana de tudo isso é que como consequência desse trabalho e evolução o Queijo do Serro tem recebido prêmios e mais prêmios por todo o mundo!

26 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here