Restaurante Taberna Baltazar

Tradição em gastronomia portuguesa
Restaurante Taberna Baltazar oferece comida autêntica com os melhores ingredientes

Localizado no bairro Serra, zona sul de Belo Horizonte, o restaurante Taberna Baltazar é um dos mais tradicionais da cidade. A proprietária, D.Teresa, de nacionalidade portuguesa, administra o restaurante juntamente com suas duas filhas, Flávia e Izabel, e faz questão de oferecer aos clientes uma experiência completa no que diz respeito às tradições portuguesas.

A história na capital se iniciou com uma pequena mercearia localizada na rua Estevão Pinto, à época, administrada pelo patriarca da família Aurélio Baltazar.

A ideia de expandir veio mais tarde, quando a fama da mercearia foi aumentando. Em 1991, surge a Taberna Baltazar, com uma proposta um pouco bar, um pouco restaurante. Um lugar com proposta descontraída, para que as pessoas se sentissem em casa.

A aposta nos petiscos contribuiu para que o restaurante se tornasse ponto de encontro para o happy hour nos fins de tarde. Entre as opções, destacam-se petiscos portugueses, como a alheiras, bolinho de bacalhau e as fritas portuguesas. O restaurante dispõe de carta de vinhos com rótulos exclusivamente portugueses, além de drinks clássicos e cervejas.

Sem contar nos pratos que servem até duas pessoas e são tipicamente portugueses, entre eles, o Bacalhau à Lagareira, e o arroz de pato.

Para manter as tradições, a família proporciona aos clientes a oportunidade de experimentar pratos diferentes diariamente com as sugestões do dia, como a tradicional feijoada, disponível todos os sábados. As opções assadas na brasa são as que fazem maior sucesso, como o galeto na brasa, atualmente servido todas às terças-feiras e as sardinhas na brasa (assadas todo último sábado do mês).

Em 2017, a Taberna Baltazar recebeu o prêmio Melhor Restaurante Português de Belo Horizonte pela Revista Encontro Gastrô. Em junho de 2018, participou da Festa Portuguesa, garantindo os prêmios de melhor prato principal, com as sardinhas na brasa; e melhor sobremesa, com a torta natas Natas do Céu.

Em agosto de 2018, o restaurante participou do 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o Festival Fartura, edição 300 anos da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here